Aldeias Jeju e Areal

Do povo Tembé para o Brasil

Belém, 03 de setembro de 2012

Manifesto do povo indígena Tembé

Aldeias Jeju e Areal contra a Portaria 303 da AGU

 

Nós, povo Tembé do município de Santa Maria do Pará distante 120 km de Belém viemos à capital do Pará manifestar nossa indignação com a publicação da portaria de número 303 da AGU, assinada pelo seu presidente Luís Inácio Adams. 

Nosso povo luta a 12 anos pela demarcação de nosso território e até hoje nenhuma iniciativa foi tomada para a criação de um GT que identifique nossa Terra. Já estivemos reunidos com presidentes da Funai em inúmeras ocasiões e só ouvimos promessas.

Em abril deste ano o memorando de número 337 da CGDI comunicou que nossas aldeias foram incluídas em um plano específico de trabalho para 2012. Mas até o presente momento nada foi feito pela administração da Funai no Pará.

Para nossa surpresa o senhor presidente da AGU quer agora por um ato de arbítrio seu, desrespeitar a Constituição Federal e todas os tratados internacionais que o Brasil assinou. Com isso ameaça nosso direito à uma terra e compromete a realização de nossos projetos de futuro.

Já vivemos o bastante pra sabermos que esses tempos são para os povos indígenas os de maior criminalização e desrespeito desde a redemocratização do país.

Estão tentando nos recolonizar. Mas avisamos que não permitiremos! 

Vamos nos juntar aos nossos parentes no Brasil todo e rasgar essa portaria, antes que o governo rasgue a Constituição e nos escravize novamente.

 Aldeias Jeju e Areal do povo Tembé 

Associação Indígena Tembé de Santa Maria do Pará

 

Belém, 03 de setembro de 2012

 

Fonte: arquivo pessoal o pesquisador Rafael Xucuru-Kariri

CARTAS RELACIONADAS