20 de maio de 1976
PARAKATEJE GAVIÃO
Foi assim que começou projeto dos índios Gavião. Começamos com trinta e dois mil cruzeiros para aviar os tropeiros e os castanheiro só para começar. Os próprios índios botaram os civilizados para cortar castanha dos índios e os indios pagava trinta e dois cruzeiro para os civilizado. NÃO tinha desconto de emposto de renda – era livre os indio pagava para kupẽm ai kupẽm ficou muito satisfeito com os indios.
PORQUE não tinha desconto em nada então por isso que kupẽm ficou gostando de serviço dos indios. GOSTARAM mais do serviço dos indio de que o tempo que era FUNAI. disse o povo que não gostava do serviço quando era da FUNAI.
GOSTARAM porque os indios não descontava em nada Apenas descontava as mercadoria rancho que eles comprava a gente descontava ordenado deles era só. NÃo existia mais nada para desconto ———TEM——MAIS—OUTRAS—COISAS QUE antes FUNAI só pagava para os índios sete cruzeiros para os índios que era próprios índios que eram dono dos castanhal e assim mesmo não ganhava nada da funai. ALEM disso tinha desconto dos indios no aviamento mas ninguém sabia se era isso mesmo. FUNAI só vivia enganando os índios do mãe maria. AGORA os indios tão contente porque os próprios indios fez a safra da castanha sem ter gente para ensinar como era que fazia.
AGORA a gente sem a FUNAI eu acho que nós vamos para frente, com fé em deus nós ter o que precisamos ter e vai ter. NÓS nunca aprendia porque a funai não ensinava nenhum índio tem alguns indios já estão mexendo com a castanha, porque estão aprendendo porque o senhor SAULO PETEAN está ensinando alguns indios mas teve um encarregado que não ensinava ninguém era o senhor osmundo dos anjos só trabalhava escondido por isso nunca pode aprender
ESTE RELATORIO FOI FEITO PELA MÃO DO INDIO; QUE FEZ
FOI UM INDIOS CHAMADO KRUA GAVIÃO QUE FEZ
[TERRITÓRIO] INDÍGENA MÃE MARIA
Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/parkateje-gaviao
Original: 1976.05.20 De Krua Gavião para o Brasil