CAMPANHA PELA SOBREVIVÊNCIA DO POVO PATAXÓ HÃHÃ HÃI
Os índios Pataxó Hã Hã Hãi, do sul da Bahia, estão sitiados por jagunços, sem acesso à água potável. Estão prisioneiros em uma parcela de seu próprio território e na eminência de serem massacrados. Não podemos deixar este povo ser assassinado.
No dia 23/11/84 várias entidades, partidos e sindicatos reuniram-se, na Câmara Municipal de São Paulo, lançaram a Campanha Pela Sobrevivência Do Povo Pataxó Hã Hã Hã . Dentre as várias atividades que podem ser encaminhadas , visando a mobilização da opinião pública, foi decidido:
1- Envio de telegramas ao Sr. Presidente da República, Sr Presidente do Supremo Tribunal Federal e para o Sr Ministro do Supremo Tribunal Federal : Sr. Moreira Alves.
Segue em anexo sugestão de texto . Se possível com cópia para CPI/SP
2- Que as entidades e pessoas enviem cartas aos jornais com o objetivo de colocar a situação nos meios de imprensa .
3- Mensagem para difusão via rádio e TV – mensagem a ser vinculada em nome da entidades, movimentos e organizações nos termos : ( A entidade — ou a organização — comunica nós apoiamos os Ptaxó Hã Hãihãi . não permitiremos que este povo seja assassinado .)
4- Que as entidades , pessoas e parlamentares colocassem em suas mensagens de Boas Festas , uma frase que chamase à atenção para a dramatica situação dos Pataxó hã hã hãi.
5- Que as entidades encaminhassem a campanha da àgua , recolhendo – e enviando – para a Comiissão Pró-índio de São Paulo . Rua Caiuby, 126 Perdizes
6- Doações : Conta Bnco itaú – Agência 0935-Ba Nº00067-9
Segue em anexo o material necessário para o encaminhamento da campanha.
São Paulo, 27 de novembro de 1984
COMISSÃO PRÓ ÍNDIO DE SÃO PAULO
UNIÃO DAS NAÇÕES INDÍGENAS
Rua Caiuby, 126 Perdizes ST CEP: 05010 Fone: 864 11 80
Fonte:https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/campanha-pela-sobrevivencia-do-povo-pataxo-ha-ha-hae
Original: 1984.11.27 Da União das Nações Indígenas para o Brasil (1)-2