18 de março de 2006.

De Yranawy para o Brasil.

      ALERTA! FOGO NAS TORRES

 

Gostaria de dizer a todas pessoas de nosso país e as de fora também que nós índios estamos sendo tratados com muita descriminação.

Até a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) nos descrimina.

Dois terços de nossas terras estão nas mãos dos fazendeiros e já morreram 19 lideranças por esta causa.

Sou Yranawy, irmã do índio Galdino, aquele que foi queimado vivo em Brasília . Eu peço, pelo amor de Deus, a atenção de todas as pessoas. 

Nós índios estamos cansados de ver o sangue de nosso povo correr na mão dos fazendeiros. Nós, Pataxó Hã Hã Hãe, pedimos a todas as autoridades que olhem para nós e não deixem nosso povo morrer. Temos muitas crianças e muitos anciãos que também lutam por nossa terra. Esta terra que foi sempre nossa.

Três dias atrás, ao tentar regressar na nossa área de retomada com os anciãos, fomos recebidos à bala por pistoleiros pagos pelos fazendeiros que tomaram conta de nossas terras.

Hoje a nossa comunidade está em retomada de nossas terras e a FUNAI não nos dá apoio. Aparecem políticos que só querem nossos votos mas, não nos ajudam em nada. Nosso povo está muito revoltado com o que a FUNAI está fazendo e por isso estamos unidos lutando e pedindo mas, nada acontece, depassamos todos os limites, precisamos de uma solução urgente, a situação esta terrível, agora nossa única alternativa para ser ouvidos será derrubar duas torres de energia que são do Governo da Bahia e que atravezam pelas nossas terras. Já imploramos as autoridades, mas nada, então agora, se essa torre cair a culpa será da FUNAI pois ela não luta por nós.

 

Yranawy

 

Fonte: www.indiosonline.org.br

CARTAS RELACIONADAS