Em meio ao caos imposto pela pandemia da Covid-19, atentados e ameaças a integridade física dos territórios e povos indígenas são episódios frequentes em nosso país.
Na noite de 24 de agosto, foi a vez da aldeia Piaraçu sofrer um ataque.
Dois indivíduos armados, em uma caminhonete Hillux de cor preta, por volta das 19:00hs, destruíram a barreira sanitária construída pelos próprios indígenas para manter o isolamento social dos 2423 Mebengokrê nesse período de pandemia.
Após destruírem a barreira, os indivíduos efetuaram 29 disparos e invadiram a terra indígena Capoto/Jarina, seguindo até a aldeia Piaraçu, colocando em risco a vida dos 327 Kayapó que lá vivem.
Em seguida, partiram em alta velocidade rumo à cidade de São José do Xingu.
Apesar da apreensão da comunidade, ninguém ficou ferido no ataque.
As lideranças da aldeia Piaraçu acionaram a polícia, que foi até o local da ocorrência dos fatos. Um Boletim de Ocorrência foi registrado e os suspeitos estão sendo investigados.
De imediato, os indígenas estão mantendo distância da entrada do território para que não sejam surpreendidos com um novo ataque.
O instituto Raoni repudia toda e qualquer manifestação de violência, desrespeito e intolerância contra os indígenas e exige uma resposta das autoridades em relação a esse ataque.
Fonte: https://www.socioambiental.org/sites/blog.socioambiental.org/files/nsa/arquivos/nota_ir_1.pdf