CARTA DE APOIO A LUTA CONTRA AS BARRAGENS
Nós Mebêngôkre das aldeias Kremôrô, Piaraçu, Jatobá Kretire Bytire, Kawêrêtxikô, Ropni, Krumare, Kákamkube, Môpkrôre, Ômejkrãkum, Kororoti, Nãsepotiti e Sõkwê, apoiamos nossos parentes Xirin, Juruna, Arara, Munduruku e outros na luta contra as barragens de Belo Monte e dos rios Tapajós e Teles Pires que ameaçam a sobrevivência de nossos povos.
Repudiamos o envio da Força Nacional contra nossos parentes na ocupação do Canteiro de obras de Belo Monte para a proteção dos pesquisadores que foram fazer o estudo da viabilidade das barragens do rio Tapajós e da invasão da aldeia Sai Cinza que acabou com a morte de um parente Munduruku e com dois feridos por arma de fogo da Força Nacional.
Repudiamos a falta de diálogo do Governo com os povos indígenas e as mudanças que grupos econômicos querem fazer na Constituição Brasileira, através de seus representantes no Congresso Nacional, como os ruralistas e as empresas mineradoras.
Queremos que o Governo nos ouça e cumpra a Convenção 169 e cumpra seu papel na defesa dos direitos dos povos indígenas às suas terras tradicionais, sem as quais não existe futuro para nós.
Nós lideranças indígenas Mebêngôkre sempre fomos contra a construção das barragens ou de qualquer outra ação que prejudique o meio ambiente e suas populações
Raoni
Bepkrão
FONTE: https://ocupacaobelomonte.wordpress.com/2013/05/15/mebengokre-kayapo-carta-de-apoio-a-luta-contra-as-barragens/
2013_05_10_Do_povo_Mebêngôkre_Kayapó_para_o_Brasil_original