Posts Indigena Caramuru Paraguaçu
20/11/86
Nos indios pataxó Hã Hã Hã Estamos todos reunidos para pedirmos uma providência para os conflitos que vem acontecendo aqui em nossa área problema este que vem sendo articulado pelos fazendeiro e a polícia militar e alguns funcionários inresponsável da Funai.
Há muitos tempos que os fazendeiros e a policia militar e o capitão deles vem praticando Nelson Saracura e mais algum que acompanha ele para ser pistoleiro contra a sua própria comunidade.
Nós índios achamos que isto seria uma irregularidade que o Nelson Saracura está fazendo contra a sua própria nação ele se esqueceu de toda comunidade que ali existe como todas crianças e os velhos e todos nós.
Estamos todos aflitos com oque vem acontecendo que este homem abandonou toda a sua comunidade ganhando dinheiro dos fazendeiros para acabar como toda nação.
Primeiro o Nelson Saracura começou destruindo com a nosa criação vendeu 40 cabeças de reses da comunidade uma junta de boi de canga 15 cabeças de animais depois fez com que se acabar com as roças comunitárias juntou-se com um funcionário da funai o Eronildo Cavalcante e os fazendeiros para fazer aquele assacinato que houve no mes de junho este homem já cortou várias pessoas a golpes de facão agora dia 16/11/86 o Nelson tornou fazer outro assasinato sendo que foi morto Jacinto Rodrigues pai de 6 filhos e a mulher do Jacinto está esperando nenê e também a morte de Joilson Fernandes pai de tres filhos por isto não podemos mais dar apoio a este homem porque ele já é branco porque ele está aceitando o que os fazendeiro querem por causa do dinheiro tirou a vida de todos nos estamos revoltados pois as vítimas era primos dele mais ele perdeu o amor de Deus e esqueceu que eles era seu irmão tudo que está acontecendo agradecemos aos fazendeiros e os P. Ms por ter ajudado o Nelson destruir virando mais 2 dois irmãos da luta os fazendeiros estão orgulhoso com tudo isto pois eles querem e mesmo nos acabar.
Todos nois índios Pataxós Hã Hã pedimos socorro e justiça que estes homens não pode pode ter liberdade. Este homem está sendo usado como arma prsa eles pos estão dentro da nossa terra e não quer nos entregar a entrega que eles estão estão fazendo e mandando nos matar matando como mandando o próprio índio ganhando migalhas para devorar com os irmãos.
Todas as crianças de nossa área estão todos doentes e assombrados com o fato acontecido e pede que os homens façam justiça
punindo o que est errado e deixando que não tem culpa veiver sossegado queremos justiça pra o Nelson não pode ficar em liberdade porque até os carros que nos tinhamos para transportar as nossas verduras e as pessoas doentes para hospital ele acabou nos não temos mais ele como irmão.
Estamos confiantes na justiça que dê o castigo que ele mereça para nos deixar viver em paz o dinheiro e os fazendeiros e a polícia militar enlouqueceu a cabeça do Nelson Saracura e de mais alguém e de mais alguém jogando ele no abismo esquecendo de todos nos e não e justo que este homem tenha liberdade só os fazendeiros que acha certo isso.
Queremos a retirada dos 2 postos de polícia que está em nossa area porque eles são chefes de bandidos junto com o capitão deles só vieram para a calhar com a vida do índio.
O Nelson foi pego em flagrante e a polícia está negando por isto exigimos que a Funai aqui na área tome uma posição a nosso favor.
20 de Novembro de 1986
Senhor DELEGADO DA POLÍCIA FEDERAL nos comunidades não queremos que sejá santo o SARÁQUARA ELio Amos FERERA Anilto mata Manuel por ser verdade Afirmamos a Baicho
Roque Antônio de Sousa
Luís José de Souza
Euzebio José de Souza
Siuneti Maria
Antônia José de Souza
Fernando Antonio de Souza
Aguiar Francisco dos Santos
Guilherme Gomes da Silva
Juvenal Rodrigues dos Santos
Minervina Maria de Jesus
Valdirene de Jesus dos Santos
Reno Rodrigues dos Santos
Jofrasio Teofles dos Santos
Otilo Maria de Jesus
Balbino Alves Santos
Valdemi fer Nade pataxó
Liomiro Souza Pataxó
Sueli Rodrigues Vi Pataxó
Gilderval Pataxó
Senhorinha Souza Pataxó
Edina Fernando Pataxó
Reginaldo de Andrade Pataxó
Lidia Roxa Pataxó
Raemundo Roxá
Ajenor Martim Pataxó
Lurdes Oliveira
Maria Luiza Pataxó
Valdemir Guilherme
Jovaldo Silva Pataxó
Manoel Muniz Pataxó
Dario Muniz Pataxó
Mauricio Gomes dos Santos
Maria Costa Vieira
Marcos Vieira
Sanado Pataxó
Helena Muniz Pataxó
Pedro de Jesus Pataxó
Renilton Muniz Pataxó
Juarez Pataxó
José Reis Muniz Pataxó
Nilton Vieira Pataxó
Manoel Pereira Pataxó
Fábio Muniz Pataxó
Marco Paulo Pataxó
Eleusita Muniz Pataxó
Edneide Jesus pataxó
Lucilia Muniz Pataxó
Gutenberg Gutenberg Pataxó
Zélia Santos
Zuleide de Jesus Pataxó
Ademir Silva Barbosa Pataxó
Domingos Muniz Pataxó
Edezio Pataxó
Raimundo Pereira
Ivaldo de Pataxó
Virgílio Oberto Pataxó
Josila Silva Pataxó
Suflasina Pataxó
Maria Rita Pataxó
Edinei de Jesus Pataxó
Egilas Ventura Pataxó
Abdias Fulgues Pataxó
Maurício Silva Santos Pataxó
Euclides Pataxó
Leone Muniz Pataxó
Elenir do ramos Pataxó
Lidaria Muniz Pataxó
Maria José Pataxó
Leonel Ribeiro Pataxó
Valdenicio Santos Pataxó
Juraria Santana Santo
Edvaldo Felício Pataxó
José Pataxó
Maria Anjos Pataxó
Jordilene Souza Pataxó
Liodino Pereira Pataxó
Maria pereira pataxó
Joana Costa Vieira Pataxó
Valdemir Vieira Pataxó
Lourdes Maria dos Anjos Pataxó
Julina Otávio Pataxó
Nivaldo Costa Pataxó
Maria Pereira Pataxó
Ricaldino Costa Pataxó
Abidade Amorim Pataxó
Jesuíta Pereira dos santos
Marivaldo Pereira dos Santos Pataxó
Jesse Pereira dos Pataxó
João Pereira Pataxó
Pedro Dalva dos Santos
Frei Pedroso Pataxó
Vanessa Santos Pataxó
Crescêncio Alberto de Oliveira
Carmesina Rocha dos Santos
Margarido Rocha de Oliveira
Maria de Fátima Rocha de Oliveira
José Domingo Rocha de Oliveira
Vilma Rocha de Oliveira
Fonte: