Exmo. Sr.
Tancredo Neves
Presidente da República
Senhor Presidente,
Nós, Tuxauas e lideranças das comunidades indígenas do Território Federal de Roraima, reunidos em nossa Assembléia Geral e anual, debatemos juntos os assuntos que passamos a seu conhecimento.
Questão da Terra:
- Representamos aproximadamente 40% da população deste Território e queremos que isso seja levado em consideração por seu governo, quando for definido algum projeto para este Território.
- Temos contra nós a ação contínua dos parlamentares Mozarildo Cavalcanti e João Batista Fagundes que vêm insistindo na entrada de mineradoras em nossas áreas.
- Exigimos a demarcação das áreas indígenas deste Território com a retirada dos invasores como condição indispensável para a sobrevivência de nosso povo.
- Exigimos a criação e demarcação de uma área contínua que atenda as condições de sobrevivência das comunidades Macuxi que habitam a região entre os rios Surumu, Tacutu e Maú, com limites ao norte na fronteira com a Venezuela.
- Exigimos a criação do Parque Yanomami com a retirada dos garimpeiros que lá se encontram.
Questão de Saúde:
O abandono a que fomos lançados tem nos custado a vida de centenas de membros de nossas comunidades, sendo que agora temos a ameaça do fechamento dos hospitais da Missão Consolata que até esta época nos tem assistido.
Questão de Educação:
A garantia de escolas e formação a que temos direito e sabemos ser obrigação da Fundação Nacional do Índio, FUNAI, e da Secretaria de Educação, não nos é dada.
Necessitamos de atendimento e de recursos para que nossos filhos tenham garantido este direito.
São os seguintes os povos indígenas que habitam o Território de Roraima.
Waiwai Taurepang Katuona
Yanomami Maiongong Mauyayana
Wapixana Ingaricó Karatayana
Macuxi Ixcariana
Esperando contar com toda a sua atenção, subscrevemo-nos, muito respeitosamente
Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/carta-da-diocese-de-roraima-ao-iwgia
Original: 1985.01.09 Dos Tuxauas para o Presidente Tancredo Neves