Do CIR para Brasil

TI Raposa Serra do Sol – RR, 30 de novembro de 2005.

Às autoridades Públicas.

Nos lideranças indígenas Ingariko, Macuxi, Wapichana, Wal Wal, Yanomami, reunidos em Assembléia Extraordinária do Conselho Indígena de Roraima – CIR, no Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol, vimos pelo presente repudiar o descaso que passam os povos indígena em relação ação pública, especialmente em relação a saúde indígena, nos seguintes termos:

  1. A demissão do Dr. Ionilson Sampaio da Coordenação Regional da Funasa chega de surpresa e como desrespeito dos serviços públicos já iniciados à saúde indígena, especialmente porque há um imposição política na nomeação do Dr. Ramiro Teixeira que vem ameaçando assumir a direção da Coordenação Regional da Funasa no Estado de Roraima, e não aceitamos isso;
  2. Vem aumentando casos de malária e outras doenças entre os Yanomami, e crescendo o número de mortes deste povo, por conta do atraso no pagamento dos convênios que prestam assistência na área, falta de horas de vôo, medicamentos e outros insumos indispensáveis.
  3. A crescente invasão de garimpeiros a TI Yanomami, inúmeras vezes denunciado e vem aumentando os graves conflitos, os impactos sociais e ambientais. Isso demonstra o descaso dos órgãos públicos com a vida indígena.
  4. É preciso realizar urgentemente a operação de retirada dos garimpeiros da área indígena, através de uma força conjunta da Polícia Federal, Funai e Ibama e garantir uma fiscalização e proteção contínua.
  5. A impunidade dos crimes praticados contra as comunidades indígenas em levado o aumento de violência recentemente no dia 24/11/2005 a Comunidade Indígena Nova Vitória, região Surumu, TI Raposa do Sol, foi invadida e duas casas incendiadas e os indígenas novamente tiveram seus bens destruídos.
  6. A assistência aos povos indígenas do leste- Macuxi, Wapichana, Ingaricó, Taurepang, Patamona e Wal – Wal também está seriamente prejudicada, devido ao atraso na liberação do recurso no convênio com o CIR,  a paralisação no fornecimento de horas de vôo pela Funasa, colocando em sério risco a assistência à saúde de nossas comunidades.
  7. Desta forma, reivindicamos:

A retirada dos garimpeiros das terras indígenas, urgentemente na TI Yanomami e acelera a desintrusão dos invasores na TI Raposa Serra do Sol;

-a garantia da Polícia Federal pra agira nos crimes que são praticados contra os povos indígenas;

-defendemos o nome do servidor IPOJUCAN CARNEIRO DA COSTA para que assuma a Coordenação Regional da Funasa no Estado de Roraima, uma vez que a atuação da Funasa maior parte é nas terras indígenas.

                                         Abaixo Assinamos,

                                       Marinaldo Justino Trajano

                                       Jairo Pereira da Silva  – vice coordenador

Fonte: www.cir.org.br

CARTAS RELACIONADAS