Serra do Padeiro, Buerarema 31 de março de 2006.

Do povo Tupinambá da Serra do Padeiro para o Brasil.

 

À

IMPRENSA

AUTORIDADES

ENTIDADES DE APOIO

 

DOCUMENTO DE DENÚNCIA

 

Através deste documento a comunidade Tupinambá da Serra do Padeiro vem informar ao mesmo tempo denunciar o que está ocorrendo com a nossa comunidade após termos efetuado uma ação que caberia aos órgãos do governo em especial ao IBAMA. Após termos retomado, agora no mês de março, duas fazendas que se encontravam completamente abandonadas na região da Serra do Padeiro. Uma que era esconderijo de bandidos perigosos e outra que estava causando uma enorme destruição a Mata Atlântica, comprovado pelo próprio Ibama e pela Policia Federal. Com esta ação mexemos com vários interesses econômicos da região. Muita gente grande que usava o comercio ilegal de madeira se sentiu prejudicada e começou a inventar mentiras contra a nossa comunidade tentando colocar a comunidade regional contra a nossa luta, principalmente os pequenos produtores da região em especial aqueles que moram perto da nossa aldeia. Estes fazendeiros que incitaram a população mais pobre contra nós índios afirmam que Buerarema poderá virar um novo Pau Brasil, vale lembra a eles que quem transformou Pau Brasil em uma cidade violenta, foram também os fazendeiros que ali se confrontavam contra os irmãos Pataxó Hã-Hã-Hãe, trazendo de fora perigosos pistoleiros para atacar os nossos parentes e que tiraram a vida de 18 lideranças indígenas. No próprio jornal que traz na sua capa o título de transformar Buerarema em novo Pau Brasil, é só ler o documento do fazendeiro Gildo, é ele que fala de derramamento de sangue. Nós Tupinambá da Serra em nenhum momento ameaçamos os fazendeiros ou qualquer pessoa que seja, muito pelo contrário, nós é que estamos sendo sempre ameaçado.

Vamos aproveitar para relatar um fato grave que vem ocorrendo após as nossas ações em defesa do território por nós reivindicado. Os nossos estudantes da Escola Estadual Indígena Tupinambá de Serra do Padeiro. Devido a escola indígena Tupinambá da Serra, só atender a demanda do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, os alunos das demais series tem que se deslocar para a cidade de Buerarema, assim sendo os alunos estão sofrendo ameaças e ações de perseguição por parte dos fazendeiros, os mesmos ameaçam queimar os carros (lembramos que eles também já fizeram isto com os Pataxó Hã-Hã-Hãe). Nas escolas os alunos indígenas sofrem preconceito por parte dos colegas e até mesmo de alguns que se dizem educadores. Estas agressões verbais estão ocorrendo na Escola Estadual Enedina Oliva, Escola Estadual Lomanto Junior e Escola Municipal José Nery. Uma aluna chegou a passar mal, devida a descriminação, a mesma estar grávida. Solicitamos que a Secretaria de Educação e o Ministério Público apure o caso e toem as medidas necessárias.

Os fazendeiros continuam incitando a população conta a nossa comunidade, e contando com toda conivência das autoridades, basta dar uma volta pela cidade de Buerarema. Se ver faixas com frases agressivas espalhada por toda cidade, e depois eles querem culpar a nós pela clima de violência.

Solicitamos o apoio de todos para divulgar este nosso documento, também solicitamos das autoridades competentes que providencias sejam urgentemente tomadas, para que realmente Buerarema não se torne um Pau Brasil e lideranças indígenas venham a ser assassinadas e seus assassinos caminhe impunemente pelas ruas como cidadãos de bem.

Não temeremos a ameaças deles pois lutamos pelo direito de nossas terras e contaremos sempre com a proteção de nossos encantados. Esperamos também poder contar com a sua ajuda.

 

Assinam lideranças Tupinambá da Serra do Padeiro.

 

Fonte: arquivo pessoal do pesquisador Rafael Xucuru-Kariri

CARTAS RELACIONADAS