CIR REALIZA CAMPANHA PELA DEMARCAÇÃO
Nesta terça-feira o Conselho Indígena de Roraima – CIR realiza na maloca Bismark, município de Normandia, reunião ampliada com cerca de 100 tuxauas, objetivando os últimos preparativos para o início da campanha de divulgação e sensibilização para a demarcação da área Raposa/Serra do Sol.
A campanha tem como objetivo principal esclarecer a opinião pública e os setores organizados da sociedade sobre a necessidade e a urgência da demarcação das terras indígenas procurando também sensibilizar as autoridades competentes para que cumpram o que manda a Constituição Federal.
O primeiro passo da campanha do Conselho indígena de Roraima acontecerá nesta quarta-feira, quando os conselhos do CIR participarão na sede do município de Normandia do “I Encontro Sobre Demarcação de Terras Indígenas e Desenvolvimento do Município de Normandia”, que contará com a participação do prefeito, dos vereadores e dos setores organizados daquele município.
Além de discutir sobre a demarcação da Raposa/Serra do Sol os tuxauas pretendem enfocar a participação das Comunidades indígenas no Desenvolvimento Social e econômico de Normandia.
Para o coordenador do Conselho indígena de Roraima, Nelino Galé, esta campanha deve fazer com que a sociedade perca o medo da demarcação e compreenda que os povos indígenas têm muitas contribuições a dar para o desenvolvimento de qualquer região do Brasil. “Muitos são os pontos polêmicos sobre a demarcação da Raposa/Serra do Sol. Por isso resolvemos convocar a sociedade para discutir conosco e – junto – descobrirmos a melhor solução para resolver os problemas de nossas comunidades e como poderemos contribuir com o desenvolvimento de Roraima” destacou o coordenador do CIR.
Como parte desta campanha, nos dias 10 e 11 de Agosto o CIR realiza em Boa Vista o “I Seminário Sobre Demarcação de Terras Indígenas e Desenvolvimento do Estado”, que contará com a participação dos diversos setores envolvidos com a questão indígena no país.
Com o seminário o CIR pretende também discutir sobre dois pontos de grande importância para as comunidades indígenas: diretrizes básicas para a elaboração de um projeto de auto-sustentação das comunidades, o resgate e a preservação de suas culturas.
O resultados deste seminário vai servir como base para a campanha da demarcação que deverá se estender até novembro, com a realização de palestras, debates, encontros envolvendo escolas, associações de bairros, sindicatos, universidade e a classe política de um modo geral.
A área indígena Raposa/Serra do Sol foi identificada oficialmente pela Funai através do despacho n⁰ 9, publicado no Diário Oficial da União em 21 de Maio de 1993 e conta atualmente com cerca de 10 mil índios, num total aproximado de duas mil famílias para uma área de 1.670.810 hectares.
Conselho Indígena de Roraima
Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/cir-realiza-campanha-pela-demarcacao
Original: CIR realiza campanha pela demarcacao