Buerarema, 06 de novembro de 2006.

Dos povos Tupinambá e Pataxó Hã Hã Hãe para o Brasil.

   

Para: Imprensa

Autoridades

Sociedade em geral

 

Prezados Companheiros,

Como todos sabem, a educação em nossas Aldeias continuam sendo desrespeitado nos direitos que temos garantindo na Constituição de 1988.

A Secretaria de Educação do Estado e a DIREC 7ª vem nos fazendo de bobos e não assume as suas responsabilidades. Todas as vezes que os procuramos eles sempre dizem que a culpa das reivindicações feitas por nossas comunidades não são cumpridas por culpa de um ou do outro, e as nossas reivindicações, nossos direitos continuam sendo desrespeitados.

Além de estradas ruins, o não currículo diferenciados, as precárias condições das escolas. Temos enfrentado o não pagamento do transporte escolar o que dificulta ainda mais a participação e a presença de nossas crianças nas salas de aulas. Temos também  o atraso no pagamento dos nossos professores, o que também dificulta termos uma educação digna para nossas comunidades.

Diante desses descaso e dessa irresponsabilidades decidimos ocupar de forma pacifica, mas com determinação a DIREC 7ª e a Secretaria de Educação do Estado, buscando garantir definitivamente os nossos direitos garantido na Constituição.

Não estamos pedindo nem um favor nem esmolas, só queremos que respeitem as nossas comunidades e os nossos Direitos.

Já temos uma luta muito grande que é a reconquista e a garantia de nossas terras, que foram violentamente arrancadas de nós, e agora ainda temos que enfrentar mas este desafio.

Pedimos a todos que nos ajudem nesta luta para garantir estes nossos direitos. E que nossas crianças possam ter um futuro melhor do que o presente que estamos vivendo.

 

Comunidades Indigenas Tupinambá da Serra do Padeiro e Pataxó Hã-Hã-Hãe

Fonte: arquivo pessoal do pesquisador Rafael Xucuru-Kariri

CARTAS RELACIONADAS