CAMPANHA PELA DEMARCAÇÃO DA TERRA INDÍGENA DA BORBOLETA
Para os movimentos populares, organizações não governamentais, igrejas, partidos políticos, sindicatos, escolas e pessoas interessadas
Prezados senhores e prezadas senhoras,
A comunidade indígena da Borboleta decidiu no dia de hoje retornar para suas terras tradicionais. Faz mais de 12 anos que estamos pedindo para o governo federal demarcar a nossa terra e reassentar noutro lugar os colonos que estão lá dentro. Por mais de 100 anos nossas famílias foram sendo expulsas da nossa terra. Mas ainda conseguiram permanecer dentro da Borboleta mais de 200 famílias indígenas. Mas nós somos mais de 1.000 famílias que estamos espalhadas em mais de 36 municípios do Rio Grande do Sul e outras ainda foram parar noutros estados. Queremos nossa terra de volta, por isto voltamos para ela hoje. Queremos pedir para que vocês nos apoiem em nossa luta, escrevendo para o presidente da FUNAI e para o Ministro da Justiça uma carta exigindo que a nossa terra seja demarcada e devolvida. Os endereços para essas cartas estão abaixo. Colocamos junto uma cópia da carta que nós enviamos para o presidente da FUNAI e uma reportagem sobre a nossa ocupação. Também convidamos todos vocês que venham para nosso acampamento conhecer de perto a nossa realidade.
Comunidade indígena da Borboleta.
Sugestão de texto para cartas, fax ou email
Sr/Presidente da FUNAI/Ministro da Justiça
Tomamos conhecimento da longa luta da comunidade indígena da Borboleta, RS. que quer a devolução das suas terras tradicionais. Pedimos/exigimos de Vossa Senhoria o máximo empenho e agilidade para que a demarcação daquela Terra Indígena seja encaminhada imediatamente.
Ministro da Justiça
Renan Calheiros
Esplanada dos Ministérios — BI T
4º andar
70064-900 Brasília DF
Fax: 061 224-0954 e 0613226817
Presidente da FUNAI
Sr. Márcio Lacerda
SEPS 702
Ed Lex 3º andar
70330-700 Brasilia DF
Fax: 061 226 8782
Original: 1999.03.15 Da Comunidade Indígena da Borboleta para o Brasil