Excelentíssimos Senhores Senadores e Deputados
Congresso Nacional
Brasília – DF
Sabemos que existem iniciativas no Congresso Nacional, como a emenda constitucional n° 133-A do deputado Nicias Ribeiro e os projetos de lei nº 2.057/91 do deputado Aloisio Mercadante e outros e o projeto do lei nº 2.619/92 do deputado Tuga Angerami e outros, que prejudica os nossos direitos e se aprovados irão prejudicar os nossos direitos, e o futuro das comunidades indigenas do pais.
Estamos muito preocupados com a possibilidade de serem aprovados novas leis reduzindo o tamanho das terras indigenas e até anulando nossos direitos conquistados através do artigo 231 da Constituição.
Os senhores parlamentares sao muito estudiosos e sabem que a terra é a mão de todos nós. Ela sustenta o prédio em que os senhores estão trabalhando, a floresta, os rios, animais, pássaros e peixes. Todos os seres humanos ocupam Juntos a terra e precisam saber usa-la com muito cuidado porque o que ela produz está circulando no organismo de cada um.
A terra é de todos nós. e precisamos saber respeitar a posse. a permanência dos grupos indigenas nas suas áreas. Somos os primeiros habitantes desta nação brasileira e temos o direito de termos a nossa terra demarcada para continuarmos sobrevivendo com respeito e dignidade.
Estamos preocupados que a revisão constitucional possa vir alterar os artigos que tratam dos indios e com isto possam facilitar a entrada de mais garimpeiros, mais madeireiros, mais fazendeiros e mais empresas nas terras dos indios.
Os senhores sabem muito bem que a terra e o indio são traços originais deste pais, por isto não queremos que acabem. Então não mexam nos artigos nossos: podem acrescentar alguma coisa para o benefício das comunidades indígenas, mas não tirar o que já esta assegurado.
Em nome dos indios do Brasil, nós o povo Kayapó pedimos que não mexam nos artigos que tratam dos indios porque queremos ver cumpridas as conquistas dos povos Indigenas, a demarcação das terras, a assistência oficial do governo e a manutenção da tutela.
Nós estamos aprendendo a lingua dos senhores para facilitar a comunicação entre nosso povo e o povo “branco” e não para viramos homem branco. Nós vamos continuar com as nossas caracteristicas Indigenas porque somos indios e não será a posse de um documento de identidade que vai fazer com que a gente deixe de ser indio.
Esperamos merecer o apoio dos senhores nesta luta que e de todos.
Respeitosamente,
(assinam os caciques e líderes das aldeias Kayapós: A-Ukre, gorotire, Kikretum, Kubenkankrenh, Kokraimoro, Pukanu, Kubenkokre, Baú, Kararaô, Catété, Bacajá e Montukiire)
Assinam abaixo.
Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/carta-dos-kaiapo-ao-congresso-nacional
Original: 1993.11.23 Das Lideranças Kayapó para o Congresso Nacional