Presidente da República
Ministro da Justiça
Presidente da Funai
Procuradoria da República
Ibama
Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados
Administração da Funai – Boa Vista
Hoje no Ajarani 1, nós Yanomami fizemos uma reunião na Maloca Yawaripe, muitos estávamos presentes: 20 Mauxiutheri, 16 Rohahipiitheri, 15 Myaepepiitheri, 15 Maimasipiitheri, 1 Makiupiitheri, 1 Arapariuteheri, 6 Maamapiitheri, 5 Waromapiitheri, 8 Pookohiitheri, 1 Hawarihixopopetheri, 3 Poratheri, 45 Yawarepetheri.
Nós enviamos um documento forte, já enviamos muitos documentos e vocês brancos não querem escutar.
Porque nós defendemos a terra, mandamos um novo documento.
Os tuxauas e as mulheres falaram muito forte, por que todos nós defendemos a nossa floresta e falamos que estamos muito bravos.
Assim nós tuxauas que não queremos na nossa terra nem garimpeiros, fazendeiros, madeireiros e militares.
Estamos falando de novo que não queremos fazendeiros, assim pensamos os Tuxauas, uma fala forte e verdadeira. Nós os moradores da floresta não queremos os fazendeiros, eles estão derrubando e queimando a nossa floresta, plantando capim e introduzindo gado e estamos muito preocupados por que eles dizem que querem matar os Yanomami.
Defendemos a nossa terra desde o igarapé do 30, por isso não queremos fazendeiros no Repartimento, a placa está muito longo de ser vista o fazendeiro Paludo já entrou, também o Miguel, Raimundo, Douglas, Margarida, Paulo, Tereza, Abram, Timbó, Zízero.
Eles estão morando na nossa área e nós estamos muito preocupados.
Vocês brancos os tirem logo.
Líderes Yanomami
Tradução de documento da reunião no Ajarani:
Fonte: http://www.proyanomami.org.br/frame1/conflitos.htm#cauab