Grajaú - Maranhão, 13 de outubro de 1988

Das Lideranças Guajajara para o Chefe de Gabinete do Ministro do Exército

Ao: Ilmo. Sr. chefe Gabinete do Ministro do Exército.

Ass: Solicitamos.

            Senhor Chefe,

            Em virtude do silêncio da equipe do 2º BEC – Batalhão de Engenharia e Construção do Exército, que entrou em nossa reserva (território), fazendo desmatamento e nunca, até hoje não nos deu satisfação de quando vão nos entregar nossas reivindicão em troca  do prejuízo em nossa mata, é que nós nos encontramos aqui em Brasília pedindo providências ao Ministro para que se comunique com o referido Batalhão para nos indenizar, para que agente evite ter que paralizar os trabalhos e entrar em conflito com Batalhão, porque a FUNAI não pode e nem nos quer que se meta nisso, o Batalhão tem que entregar a nós nossa coisas.
Reivindicações que fizemos: A saída dos posseiros, 150 cabeças de gado, 280 bolas de arame, 280 kg. de grampo, 30 ‘kms de recuperação de estrada com bueiras e piçarra, 01 viatura toyotar.
Pedimos a saída dos posseiros porque este ano quaze que nos se acabava todos na bala, e os brancos já tem terra fora de nossa área e só querem sair se a FUNAI раgar a eles e a FUNAI não pagou. Nós quer que o Batalhar paga porque a estrada que o Batalhão tá fazendo vai trazer muito dinheiro pro Batalhão. Acima de tudo nós quer a saída dos posseiros, nós dispensa as outras coisas, mais a saída dos posseiros não nos não dispensa. 

Os caciques assinam abaixo.

Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/carta-da-comissao-de-lideres-da-ai-urucujurua-ao-chefe-do-gabinete-doministro-do

Original: 1988.10.13 Das Lideranças Guajajara para o Chefe de Gabinete do Ministro do Exército

CARTAS RELACIONADAS