O Conselho Indígena de Roraima (CIR), depois das últimas tentativas de violação dos direitos indígenas, em especial, a saúde indígena, através das Portarias 1907 e 2141/16, retirando a autonomia da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), uma das conquistas dos povos indígenas nos últimos 20 anos de saúde indígena, vem publicamente manifestar satisfação de uma luta coletiva, pois graças a essa luta, ao fortalecimento, união e resistência dos povos indígenas do Brasil, os nossos direitos constitucionais permanecem garantidos.
Hoje pela tarde, recebemos a notícia da revogação das portarias, conforme anunciada pelo Ministro da Saúde, na ocasião da reunião ministerial e a comissão do II Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena, em Brasília. As portarias 2206 e 2207, de hoje, 26, revogam as portarias antes publicadas e a gestão anterior conforme garantida nas portarias 475/11 e 33/13, voltam à normalidade, tendo os Distritos Sanitários Especiais Indígenas a autonomia de gestão orçamentária e financeira para atender as nossas comunidades indígenas.
Apesar desse resultado positivo, fruto da luta coletiva dos povos indígenas do Brasil, nós, povos indígenas de Roraima continuam na luta em defesa da saúde indígena, específica, diferenciada e de qualidade, conforme a programação definida pelo movimento indígena nesses dias mobilização em Boa Vista.
Consta na programação a realização da I Assembleia Geral da Saúde Indígena, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de outubro e a Audiência com o Ministro da Saúde, em Brasília, no dia 10 de novembro, onde o CIR juntamente com uma comissão de lideranças indígenas também participa.
Portanto, reafirmamos o nosso apoio e nossa parceira de uma luta coletiva junto aos demais povos indígenas do Brasil, pois juntos, continuaremos resistentes a qualquer ataque que venham do atual Governo.
A luta continua!
Conselho Indígena de Roraima