Carta Aberta do MUPOIBA
Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígena do Estado da Bahia vem por meio deste primeiramente agradecer os parceiros que contribuiu para este momento impar para os Povos Indígenas da Bahia, ressaltamos o empenho do Sr. Jonas Paulo Presidente do PT no Estado da Bahia, o Dr. Pedro Alcântara – Chefe de Gabinete da Secretaria de Relações Institucionais SERIN, ao Dr. Almiro Sena – Secretario de Justiça Cidadania e Direito Humanos – SJCDH, Jorge Solla – Secretario de Saúde – SESAB, os deputados da Bancado do PT na Assembleia Legislativa da Bahia – Dep. Rosemberg Pinto, Dep. Bira Coroa, Dep. Fátima Nunes, Dep. J. Carlos, Dep. Joseildo Ramos, Dep. Carlos Brasileiro, Dep. Luiza Maia, Dep. Zé Neto, Dep. Maria Del Carmen, Dep. Marcelino Galo, Dep. Neusa Cadore, Dep. Paulo Rangel, Dep. Yulo Oiticica, Dep. Zé Raimundo, ao Dr. Antonio Alves – Secretario Especial de Saúde Indígena – SESAI/MS, ao Exmº. Sr. Jaques Wagner – Governador do Estado da Bahia, ao Exmº Sr. Alexandre Rocha Santos Padilha – Ministro da Saúde, em colaborar para que nosso pleito de que um indígena pudesse assumir a gestão da saúde indígena neste Estado se concretizasse, ressaltamos que tal mudança dar-se em face da situação da saúde indígena neste estado fato que cominou também em uma ação do MPF da Bahia e o que consideramos o mais importante que a garantia da nossa autonomia e quanto sujeitos de diretos e não “tutelados”.
Queremos neste momento convidar todos os nossos parentes e parceiros para a construção de uma nova saúde para os Povos indígenas da Bahia, este momento é de nos unirmos, pois os nossos adversários não são nossos parentes, mas sim a bancada Ruralista no Congresso Nacional que vem ferozmente atacando os nossos direitos impondo suas vontades e ameaçando nossa existência, nossos adversários é a Bancada Evangélica que tem se unido com outras bancadas para nos “extermina”, então pedimos aos nosso parentes que analisem neste momento o que de fato nos ganhamos nos dividindo e brigando contra um parente e a favor de uma “não indígena”.
Meus parentes todos nós neste momento estamos sendo usados por este “Brancos” que querem permanecer em chefias que são nossas a SESAI é NOSSA! e não desses “funcionários manipuladores” . Nesse momento estamos em uma discussão desnecessária onde somente aqueles que são contra nós esta sendo beneficiados.
Por fim solicitamos as autoridades ( Policia Federal, Ministério Publico Federal – MPF e Ministério da Saúde) que investiguem a “supostos” envolvimento de funcionários federais lotados no DSEI/BA no aliciamento e co-financiamento da ocupação do Distrito Sanitário Especial Indígena – DSEI/BA.
Atenciosamente,
Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígena do Estado da Bahia
MUPOIBA
Fonte: Arquivo pessoal do pesquisador Rafael Xucuru-Kariri.