DECLARAÇÃO
Na reunião do dia 17 do mês de novembro de 1985, realizado no garimpo “JOSÉ MORMES BARRETO” da Comunidade Indígena do Distrito de Pari-Cachoeira, região da serra de traira, os garimpeiros indígenas decidiram e resolveram constituir o senhor Benedito Fernandes Machado, como representante dos garimpeiros indígenas para fim de o mesmo representar perante autoridades federais, estaduais, municipais e outras entidades públicas a fim de solucionar problemas de todas espécies inerentes aos garimpeiros indígenas e terras indígenas, conforme reza a ata da assembléia, arquivada na sede do nosso garimpo e a cópia que acompanha o representante.
De acordo com a decisão dos garimpeiros indígenas, o Presidente da Comunidade Indígena de Pari-Cachoeira, senhor Afonso Machado e o capitão da vila de Pari-Cachoeira, senhor Henrique Castro, terão que conceder o endosso de legalização ao seu representante em carater urgente.
O senhor Benedito Ferrnandes Machado, escolherá seus próprios assessores para acompanha-lo nas suas viagens de trabalho.
O senhor Benedito Benedito Fernandes Machado, terá que viajar no primeiro aeronave para passageiros, juntamente com assessores que escolher.
Por considerar que tudo é verdade o que está inserido neste documento, nos dirigentes do Garimpo “JOSÉ MORMES BARRETO”, em nome da comunidade garimpeira indígena, assinamos abaixo.
Garimpo “JOSÉ MORMES BARRETO”, 17 de Novembro de 1985.
Cláudia Lemos Barreto
CHEFE DO GARIMPO
Emílio Prado
CHEFE ADJUNTO
Ciente: Associação da União da Comunidade Indígenas do RIO TIQUIÉ (Aucirt)
Afonso Machado
Presidente
HENRIQUE CASTRO
CAPITÃO DA VILA DISTRITO PARI-CACHOEIRA
NO MUNICÍPIO DE S. GABRIEL DA CACHOEIRA, AM
ASSOCIAÇÃO DA UNIÃO DA COMUNIDADE INDÍGENA DO
RIO TIQUIÉ – AUCIRT
Conrado Brandão Serra
SECRETÁRIO
Original: 1985.11.17 Dos Garimpeiros Indígenas de Pari-Cachoeira para a AUCIRT