Senhor Delegado da FUNAI Amancio,
1) nós todos os tuxawas reunidos das seguintes regiões: Raposa, Canta Cruz, Maturuca, Serra do Sol e Sururu, falando decidimos englobar toda essa área e queremos uma área única.
Limitando pelo Rio itacutu, Rio Maú até Serra do Sol. Paralelamente com o Rio Curumu, Rio Miank até Serra do Sol.
Nós não queremos saber se têm muitos fazendeiros dentro dessa área e nem tão pouco saber se eles têm título de suas fazendas porque essa área é nossa. Como falam que têm seus títulos, mas que esse título não é verdadeiro, o nosso título verdadeiro está em primeiro lugar. Nós somos netos e bisnetos de nossos Brisavos que nasceram naquela terra; nós não viemos e outros Estados.
Agora eles que vem de fora dizem que são donos, isso completamente errado.
Esta terra já estamos ocupando, com nossas criações.
Aqui nós não abrimos a mão, nós podemos morrer, mas morremos pelo amor da nossa terra.
2) Nós todos os tuxawas vimos também que o tratamento médico na casa do índio, não está funcionando bem. Os pacientes que vem fazer o tratamento, estão mal medicados. E também os pacientes estão mal alimentados, comendo peixe moido, isto é, estragado.
3) vimos também que o advogado não está cumprindo os seus deveres, não está ajudando os índios. Surgiram vários problemas nas malocas e não foram resolvidos.
Os tuxawas pediram várias vezes para ele ir, nunca foi. Ele está fazendo mais o interesse dos brancos, dessa maneira nós não queremos mais esse advogado; queremos um advogado que nos ajude a resolver junto os problemas.
4) Sobre o trabalho do Delegado na Delegacia, até agora nós não vimos seus planos de trabalho, depois que tomou a posse como Delegado. Nós pedimos que o Delegado faça um esforço, que dê uma força, que resolva junto os problemas.
Na esperança que nossos pedidos sejam atendidos, nos despedimos.
Seguem as assinaturas dos tuxawas.