Brasília, 04 de março de 1986

Do Povo Ticuna para o Presidente da FUNAI

        Sr. Presidente da FUNAI

Nós, índios Ticuna, continuamos preocupados com o problema da educação na nossa área. Nós estamos sabendo que já foi contratada uma outra Programadora Educacional para o Solimões. E é sobre isso que queremos falar.

A Programadora Jussara Gruber foi indicada por nós e sem consultar as comunidades Ticuna a FUNAI a demitiu. Agora colocou outra pessoa também sem nos consultar, a gente nem sabe o nome dela. Nós sugerimos que essa pessoa que não conhecemos tome conta da educação no Javari, que está muito abandonada. As comunidades indígenas do Javari nunca tiveram assistência de educação.
A área do Alto Solimões é muito grande e uma Programadora não dá conta sozinha do trabalho.
Nós Ticuna somos um povo com mais de 18.000 índios, que falam uma só língua e tem uma cultura própria. O trabalho que a Programadora deve fazer com os Ticuna é diferente do que deve fazer no Javari. Nós já estamos organizando o nosso material didático, já temos o nosso livro de leitura (feito por nós mesmos). Uma educação para os Ticuna tem que ser de acordo com o nosso jeito de viver e de pensar. Tem que ser orientada por uma pessoa que conheça a nossa cultura e se interesse por nós.
Solicitamos, então, que a FUNAI contrate a professora Elem Tostes que é a pessoa que escolhemos. Não vamos aceitar uma Programadora que não conhecemos e não solicitamos.

        Esperamos uma resposta breve do Senhor.

        Assina os representantes do Conselho Geral da Tribo Ticuna

Pedro Inácio Pinheiro
Pedro Mendes
Paulo Mendes

Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/carta-do-conselho-geral-da-tribo-ticuna-ao-presidente-da-funai-solicitando

Original: 1986.03.04 Do Povo Ticuna para o Presidente da FUNAI

 

CARTAS RELACIONADAS