Aldeia Kretire, 01 de Novembro de 1980
PARQUE E ORLANDO
Orlando era Diretor do Parque quando não existia estrada e fazendas. Orlando chegou na aldeia nossa e diz para nós irmos morar dentro do Parque. Começou mudar meu povo da terra deles. Viemos para a beira do rio Xingu. Logo depois ele diz outra vez vem morar dentro do Parque. Nova mudança. Viemos morar na aldeia antiga dos índios Jurunas chamado Porori. Aldeia não era aldeia do meu povo. Era aldeia dos Juruna como eu já disse, os Jurunas que moravam no rio Xingu. Meu povo morava no Kapoto 40 a 50 kilometros do rio a margem esquerda do Xingu. Orlando e Claudio Villas Boas podem explicar isso melhor do que eu. Mas para vocês ter uma idéia, meu povo dominava desde rio Liberdade até rio Iriri. Hoje o rio Liberdade está abandonado, não tem ninguém morando naquele local. Não tem gente no Kapoto. Em 1967 o fazendeiro fez fazenda Agro-Pexin abaixo da primeira cachoeira. Meu pessoal ajudou este fazendeiro fazer esta fazenda. Orlando volta a falar com meu povo para eles mudarem da aldeia Porori para outro lugar. Fizeram nova aldeia. Em 1970 a estrada BR 080 corta o Parque. Orlando volta a falar com meu povo, diz, a estrada cortou o Parque, a terra que vocês estão morando não vai ser mais de vocês. E disse que da estrada para cima seria o Parque. Meu povo muda outra vez já com divisão da aldeia. Meu tio Raoni veio para cima da estrada BR80 com uma parte do meu pessoal e tio Krumare e Kremoro foram morar no rio Jarina, perto do Kapoto e perto da fazenda Agropexin. Desde 1971 a 1975 Parque não ajudou este pessoal meu. Em 1973 para 74 pessoal pegou sarampo na estrada e levou para Jarina. Sarampo matou muita gente. Para branco a estrada é muito bom, mas para nós não foi muito bom porque pela estrada chega doença para indio. Desde que a estrada passou no Parque meu pessoal Txucarramae vem brigando com os branco, para os brancos respeitarem a terra e o rio. Quando a estrada cortou o Parque os fazendeiros invadiram a parte norte da nossa terra, mas meu tio Raoni e os outros e conseguiram mandar os branco embora. Quando nós brigamos com a fazenda Agropexin, no ano passado, nós já pediamos para a FUNAI ver a margem direita do rio abaixo da estrada. Aliás quando Olympio estava no Parque nós pedimos para ele falar com a FUNAI. E ele fez um pedido para a FUNAI por escrito. Como o Chico, Chico também fez este pedido para a FUNAI, dizendo que nós, eu, meu tio Raoni, Krumare e Kremoro não iamos abrir mão da margem direita do rio Xingu abaixo da estrada BR 080. Olympio escreveu para a FUNAI, o Chico também escreveu, e nada. A FUNAI chegou na nossa aldeia para falar se vão resolver ou não. Só a promessa diz que vão ver sempre assim. Como estamos pedindo para a FUNAI demarcar o Kapoto. O Kapoto é nossa aldeia antiga. É a nossa aldeia de verdade é a nossa terra de verdade. Quem chega na nossa terra é o branco, quem invade nossa terra é o branco; Estamos morando naquela terra há muito tempo. Não temos culpa de estarem naquela terra. Já estamos aqui a muito mais tempo que vocês o branco. Por isso estamos querendo que o branco reconheça nossos direitos, respeitar nossa terra, porque o fazendeiro não divide terra com os posseiros? Porque os posseiros tem que morar na terra de indios?
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Esta terra que o branco chama de Brasil era dos índios.
Vocês invadiram e tomaram conta dele. E os indios que são verdadeiros dono dessa terra não tem direitos de ter um pedaço dessa terra.
Fazendeiro, porque só os fazendeiros tem direito de ter um pedaço de terra muito grande?
Por que o fazendeiro não divide com os posseiros?
Por que os posseiros tem que morar na terra dos indios?
Quem cria problema com os indios é o próprio branco.
Os indios só se defende dos branco para sobreviver.
Quando branco mata indio ninguém fica com raiva do branco que matou o indio.
Agora quando indio mata branco todo mundo fica com raiva do indio e diz que indio é ruim e mal. Estamos aqui para mostrar que o indio não é mal, não é ruim. Estamos apenas defendendo nossos direitos. Direitos para morar na nossa terra. Agora quero saber se a FUNAI foi criada para vender terra de indios? ou para defender terra de indios?
Por que a FUNAI vende terra de indio para os fazendeiros?
Porque a FUNAI não consulta os indios?
Sabemos que a FUNAI é um órgão do Governo, por isso tem seu poder com os fracos.
Estamos aqui para falar por aqueles indios que não tiveram oportunidade de falar por eles mesmos.
Quero saber se a FUNAI foi criada para ajudar o indio ou é para acabar com a terra do indio?
Eu não concordo com o pensamento da FUNAI de hoje, os funcionários da FUNAI, os diretores da FUNAI não querem empregar o indio como funcionário da FUNAI. No meu caso estou tomando conta de um posto no Xingu há 3 anos, como chefe do posto. Agora a FUNAI está realizando um curso para chefe do posto aqui em Brasileia. E não tem nenhum indio fazendo este curso com os brancos. Acho que não é só para mim e para meu colega Moiravê que a FUNAI está fazendo isso. É com todos os indios. Já fui conversar com diretor do DGPC e ele me disse que o indio não da certo como chefe de posto. Disse que os antropologos já fizeram estudo sobre isso e é por isso que a FUNAI não vai aceitar o indio como chefe do posto.
Os antropologos falaram que as lei disse que pouco a pouco os índios vão tomando conta do seu povo. Agora volta atras e diz isso porque os antropologos falam isso e agora fala contra o indio?
Agora eu quero saber quem é o primeiro habitante dessa terra?
É o branco? ou é o negro?
É claro que é o indio. O indio é o primeiro habitante dessa terra. Não temos culpa de estarem aqui nessa terra. Não invadimos terra de ninguém e não vamos invadir terra de outro pais. Só vamos querer terra que era nossa. Que pertence ao indio.
Os brancos tomaram todas terras dos indios, agora querem tomar o resto que sobrou para os indios?
Estamos aqui para pedir mais uma vez, para que a FUNAI junto ao Governo demarcar nossas terras.
Por que a FUNAI mandou embora aquele brancos que são amigos de indios?
Acho que o problema do indio não é só da FUNAI e não só do Governo.
O problema do indio é de todos os brancos.
INDIO MEGARON (TXUKHARRAMAE) – ALDEIA KRETIRE
ASSINA ÍNDIO MEGARON TXUKARRAMAE
MEGARON METUKTIRE
.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.
Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/parque-e-orlando