Exmo Sr. Presidente da FUNAI
APOENA MEIRELES.
No momento em que V.Excia começa a dirigir a FUNAI, depois de muita reflexão tomei a liberdade de adiantar-lhe as minhas preocupações. Embora elas pareçam pessoais, não são, porque faz algum tempo que vimos discutindo sobre a vida da FUNAI e de seus funcionários.
Primeiro, vou me referir à questão dos Alto Rio Negro, minha terra. Desde 1914 e até antes, 1750 que os nossos antepassados tiveram contato com os brancos. Não foram os antropólogos e sertanistas, o SPI e a FUNAI os primeiros, mas, depois de muita briga, os missionários salesianos ali se instalaram em 1914.
Não estou defendendo os missionários, mas digo que a experiência dos índios dessa região sobre as coisas dos brancos jamais dependeu dos funcionários da FUNAI, e no Rio Negro tem índio capaz e instruído para assumir sua vida. Aliás, a FUNAI sabe disso já a muito tempo.
A igonorância por parte do ESTADO é muito, porque só os brancos querem representar e falar pelos índios. Por exemplo, a 15 anos que o povo de minha terra vem reivindicando a demarcação a demarcação da terra, isto é, a vida da FUNAI para meu foi um teatro, porque cada vez que se troca o presidente do órgão, mais se tem a ilusão para resolver o tal problema.
Não posso dizer que o Dr Kazuto Kawamoto foi bom, porque, ele serviu aos interesses externos, à “Segurança Nacional” e dividiu as lideranças indígenas. V. Excia não pode que não o conheceu, porque foi de seu tempo e trabalhou no mesmo órgão.
Temos solicitado a transferência ou demissão Sebastião Amâncio e da D Laele Martins da 1ª DR Manaus – Am, mas, a FUNAI/Brasilia fêz de conta que os índios estavam bem.
De fato, a FUNAI demonstrou aos índios a sua ação confusa e muitos de nós questionam sobre o destino desse órgão. Falo do descaso de funcionários, bem conhecidos por serem incapazes de proteger as terras indígenas, de se aproveitarem da dos índios, seja do aculturado ou da frente de “atração”.
Desde 1.500, até hoje a história é a mesma. Não mudou nada, isto é, não somos compreendidos. O ESTADO (a FUNAI ) continua violando OS DIREITOS HUMANOS DOS POVOS INDÍGENAS.
Para ser claro, sem outro assunto, eis a minha proposta:
Que V.Excia retire ou exonere os funcionários brancos da Ajudância de São Gabriel da Cachoeira – Am – 1º DR – Manaus, e coloque os índios daquela região para resolver os problemas de sua terra. Que fique somente quem for da área de saúde.
Que o Sebastião Amâncio seja transferido ou demitido, conforme o critério de V.Excia, porque, V Excia, como presidente do órgão tutor não pode ficar tutelando os funcionário. O mesmo deve ser feito com a D Laele Martins e a segunda pessoa dessa delegacia. Bem, ficam a seu dispor.
A razão para isso é porque entendemos que os funcionários brancos não estão a fim de demarcar as nossas terras.
Como, desde 1950, os índios da área de São Gabriel da Cachoeira participam da vida enconômica, social e política do Município, mais uma vez, propomos que os funcionários da FUNAI sejam substituídos por índios que, a nosso ver, estão capacitados para assumir as responsabilidades de todos os cargos e funções da Ajudância, afora o pessoal de saúde. .
As medidas propostas, se não forem imediatamente tomadas pela FUNAI, através de V. Excia, podem representar aumento da confusão e de efeitos negativos tanto para a FUNAI como comunidades indígenas.
É urgente também a legalização do terreno que a FUNAI ocupa em São Gabriel e onde está a sede da Ajudância. É nosso objeitvo edificar lugar próprio onde possa funcionar a escola, cooperativa e outras atividades que nos interessa.
Como sabe V. Excia. o nosso Território é grande e existem dez pistas de pouso, controladas pela FAB, solicitamos, por isso, que a FUNAI adiquira em nome das comunidades indígenas do Rio Negro uma aeronave de porte adequado à nossa população que servirá para todos os fins, principalmente para atender casos emergenciais.
Atenciosamente,
ÁLVARO FERNANDES SAMPAIO – TUKANO.
Obs: Outros assuntos, em breve estarei discutindo com as lideranças de minha região.
*Índios que serão indicados pelo povo
Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/carta-ao-presidente-da-funai-apoena-meireles
Original: 1985.11.11 De Álvaro Tukano para o Presidente da FUNAI