Normandia - Roraima, Maturuca, 8 de novembro de 1980

Do Povo Macuxi para o Delegado da FUNAI

Sr: Delegado da Funai.

        Venho dar resposta ao respeito da Enfermaria que 18 tuxauas acharam que pode mandar fazer logo essa Enfermaria em Maturuca.
        Quanto ao  pagamento de enfermeiro achemos difícil. Porque tuxauas e as comunidades não tem salário.
        E achamos que vai atrazar o pagamento dos enfermeiros e eles não vão gostar.
        Queremos que seja pago pelo Governo ou pela Funai, pelo menos um enfermeiro. E garantir também material. Como: medicamentos em geral.
        Quanto a mata não entramos de acordo pelo seguinte. Que nessa região se encontra muitas serras. No lugar de mato queremos 4 casas de animais arredados
        Pos pedimos que tenhamos logo essa Enfermaria
        Senhor Delegado, entre vários problemas destaco mais um. É que ouvimos pelo rádio que A.L.B.A vem em cada malocas fazendo Registro e outros documentos. Mas nós tuxauas não queremos esses tal documento de papel e sim queremos principalmente a nossa área, a nossa demarcação de terra para ficarmos livres. Porque como senhor sabe teu gado que nos estão prejudicando e queremos que retirem os mesmo.
        Segundo é, que essa maldita bebidas alcóolicas seja retirado dessa área. Porque só causa problemas.
        Então esses primeiros documentos que nos queremos. E depois que nos conseguir tudo isso a nossa area livre e combater a invasão dos gados e bebidas Alcóolicas é, que queremos seu documento
        Falamos assim porque não adianta um índio solteiro ou pai de família ter seus documentos para amanhã ou depois ser chamado, para atender esse chamado tem que vender último objeto que tem ou andar emprestando dinheiro dos outros. Como aconteceu em [Uiramutã], [não identificado]: venderam último objeto como deixando suas famílias na miséria passando fome.
        Em vez de ficar na Aldeia trabalhando, vão a cidade aprender a malandragem como no quartel.
        Outro sim se não for atendido o chamado, pagamos multas e prometeram cadeia xadrez e tudo isso. Então é por isso que não queremos.

Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/carta-ao-delegado-da-funai-sobre-construcao-de-enfermaria-em-maturuca

Original: 1980.11.08 Do Povo Macuxi para o Delegado da FUNAI

CARTAS RELACIONADAS