Eu, Gilberto Makuxi, Indio Makuxi, a pedido das Lideranças Indígenas do Brasil, como sou Representante dos Indios do Sul de Roraima, documento assinados em uma Assembléia geral, aqui em Brasília, DF, de diversas nação indigenas, totalizando 13 nações de Norte/ Sul/ Centro-Oeste e Leste do Pais, Viemos exigir a Demarcação de Terra Indigena de Makuxi e de outros estados do Brasil também.
Onde falta ainda Demarcar, porque até agora o Governo não Demarcou nada a Terra dos Indio do Território de Roraima nem dos outros Estados do Brasil.
O Presidente da Fundação Nacional do Indio – Funai, nem se quer não conhece nosso problemas do Sul de Roraima.
Onde os Indios são preciguido dos fazendeiros, Políticos, Governador do Estado de Roraima, de Policias, Garimpeiros e da própria Funai, que são contra a Demarcação da Terra para a Comunidade Indigena.
Exemplo todos Indios do Brasil são contra Projeto Calha Norte, que o próprio Presidente da Funai, não consultou nós Indios, então o Presidente está se beneficiando a si próprio e alguns elementos como Empresa Mineradora do Sub-solo, Garimpeiros, Multi-Nacionais e Estrangeiros etc..
Até o presente momento a Calha Norte não fez nada para ajudar a comunidade indigena, que o nossos patrícios mais está solicitando e Demarcação da Terra e Garantia de Vida digna como cidadão brasileiro.
O indio brasileiro também é ser humano e tem mais direitos do que qualquer Autoridades Brasileiros.
Atenciosamente.
GILBERTO MAKUXI
Representante do Sul de Roraima.
Fonte: https://acervo.socioambiental.org/acervo/documentos/carta-autoridades-federais-civis-e-militares
Original: 1994. De Gilberto Makuxi para Autoridades Brasileiras